Este sistema é responsável por melhorar os processos devido às suas vantagens

O mercado exige cada vez mais resultados de empresas que trabalham em diversos segmentos, seja na indústria ou comércio. Com a concorrência, elas precisam achar formas mais assertivas e fáceis de vender seus produtos, e para isso é necessário que seus processos produtivos sejam rápidos.

Uma das ferramentas que auxilia o desenvolvimento dos procedimentos, é o ERP – Enterprise Resource Planning ou “Planejamento dos recursos da empresa”. Este sistema é responsável por unificar as informações de forma global e interligar as áreas de manufatura, finanças, vendas, suprimentos, RH e logística. As empresas precisam automatizar seus processos para que todas as operações funcionem em harmonia. Eles devem estar integrados, fazendo parte de um único sistema de operação.

Os sistemas ERP são modulares, e cada módulo atende um departamento ou atividade. O ERP proporciona automatização das tarefas operacionais, redução de custos, melhoria da qualidade da informação, eliminação de interfaces manuais, redução nos tempos de resposta e aumento da produtividade, gerando maior competitividade em qualquer segmento.

Muitas vantagens em utilizar o sistema ERP: redução de custos, aumento da produtividade, pois com a automação dos processos ganha-se tempo de produção, fluxo financeiro, otimização da comunicação interna, melhora no processo administrativo, agilidade na execução de processos internos, redução da quantidade de processos internos, auxílio na elaboração de estratégias operacionais, redução da probabilidade de erros, otimização do processo de tomada de decisões e redução do tempo dos processos gerenciais.

Este sistema leva mudanças as organizações, como maior confiabilidade e confidencialidade dos dados que com a implantação do sistema podem ser monitorados em tempo real, e isso resulta na diminuição do retrabalho e, consequentemente, na diminuição dos custos. Ele pode ser visto como um grande banco de dados que possui informações de todos os setores que se interagem entre si na empresa. O ERP também possibilita agilidade no envio de informações para os setores de processos de produção, vendas e faturamento, onde a empresa tem mais tempo de se planejar, diminuir gastos e analisar sua cadeia de produção.

É possível, através do Cognum ERP, planejar onde serão os próximos investimentos da empresa, se há crescimento de expansão com filiais e muitos outros itens, pois com os dados de sua evolução, demanda de compra, venda e controle de custos, tudo se torna mais fácil e prático.

Prova do reconhecimento deste sistema é o crescimento de sua utilização, cerca de 68% das empresas brasileiras já utilizam o ERP, 70% das empresas com maior lucro no mundo atuam com este sistema e 11% é a previsão média de crescimento anual do mercado de ERP no Brasil.

Desta maneira, se a sua necessidade é competir no mercado mostrando seu potencial e sendo uma empresa com processos otimizados no mercado, é necessário se aliar a ferramentas que auxiliam em toda a produção, levando a você mais comodidade, confiabilidade, monitoramento, agilidade das atividades realizadas e diversos dados disponíveis na sua mão, como o Cognum ERP.