Diversos sistemas foram modificados e as empresas devem se adaptar

O ano de 2017 foi responsável por diversas mudanças nos sistemas de gestão que são amplamente utilizados por empresas de variados segmentos do mercado. Muitas obrigações são exigidas e para o ano de 2018 também se espera novas alterações.

Uma das mudanças é por determinação da Secretaria da Fazenda. O novo Sped passará a ser obrigatório a partir de janeiro de 2018 para as empresas que faturam acima de R$ 78 milhões e a partir de julho para as demais. O denominado ‘Bloco K’, uma das partes de informação do SPED Fiscal ICMS/IPI, que se constitui no livro eletrônico de Registro de Controle da Produção e do Estoque, gerará impacto em alguns sistemas de ERP, e a Cognum está com ferramentas atualizadas para cada atualização. Em 2018, o Bloco K será obrigatório para todos estabelecimentos industriais que estão classificados nas divisões 10 a 32 da CNAE.

Através disso, algumas dificuldades podem surgir, entre elas: inventário e entrada/ saídas divergentes, controle de processos inexistentes, itens produzidos e ordens de produção divergentes, migração de dados com problemas, informações incompatíveis no Speed Fiscal, como no Bloco K. Para evitar problemas, a Cognum, oferece um trabalho diferenciado com a ferramenta de ERP, que garante que sua empresa não será multada pela falta de informação quando o Bloco K chegar.

Já o eSocial é outra novidade que muitas empresas terão que aderir. Este sistema do Governo Federal abrange dados cadastrais das empresas e emite uma guia com as contribuições fiscais, trabalhistas e previdenciárias. A partir de janeiro de 2018, ao invés da empresa enviar o SEFIP, CAGED, RAIS e demais obrigações trabalhistas, enviará todas as informações através deste sistema, que é capaz de agilizar os processos da empresa. Ligado à gestão de pessoas, agora muitas empresas precisarão se adequar para o processo de mudanças. Desta forma, o trabalho será facilitado e a empresa pode cumprir as obrigações legais.

A complexidade para a adaptação do eSocial e ao Bloco K acontecem de acordo com o porte da empresa. É importante se adaptar às regulamentações, já que o não cumprimento delas acarreta em multa. Por isso, a sua empresa ainda não se adaptou, é importante iniciar os primeiros passos para as obrigações.

Entre as mudanças que aconteceram e que estão previstas para 2018, a Cognum é a uma empresa que se destaca por estar preparada ao oferecer as melhores ferramentas e soluções que atendem empresas com a máxima eficiência.